• Instagram
  • Facebook ícone social
FESTA 8.jpg

NOSSA PROPOSTA E VISÃO PEDAGÓGICA

PROPOSTA

VISÃO

A nossa metodologia de ensino está pautada na proposta sociointeracionista para o trabalho com os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As atividades propostas trabalham de forma integrada e contextualizada as diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa, por meio de brincadeiras, explorações e descobertas. As brincadeiras, interações e vivências são eixos norteadores para as nossas práticas pedagógicas, garantindo o desenvolvimento do corpo, da emoção, criatividade e da inteligência.

Considerando-se as especificidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania, é importante embasar a presente proposta pedagógica nos seguintes princípios:


Respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas nas suas diferenças
individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc; direito da criança a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; acesso da criança aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e a estética; socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança até seis anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, linguístico, moral e social.

ORGANIZAÇÃO

DO CURRÍCULO

INSPIRAÇÕES

O currículo escolar da educação infantil e do ensino fundamental valorizará as seguintes atividades:


brincadeiras e interações;
estudos do meio;
eventos cívicos e comemorativos;
viagens de integração e socialização;
visitas às exposições, mostras culturais e eventos.

São agregados, sempre que possível, temáticas que evidenciem o contexto da nossa comunidade.

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber. ” – Lev Vygotsky.

“Para nós, as crianças revelaram que disciplina é resultado somente de um desenvolvimento completo, do funcionamento mental auxiliado pela atividade manual. ” - Maria Montessori.

“É essencial que a criança descubra por ela mesma. Se lhe ajudamos a solucionar todas as suas tarefas, lhe tiramos o mais importante para o seu desenvolvimento mental. A criança que consegue algo por meio de experimentos autônomos adquire conhecimentos completamente distintos dos de uma criança a qual é oferecida previamente a solução.” – Emmi Pikler.